新聞內容

LANÇADO SITE PARA PROMOVER TRABALHO FLEXÍVEL

  • 2019-12-05

5 DEC, 2019

Chama-se “WeCare-Happy-Jobs” e pretende facilitar a vida a quem procura empregos mais flexíveis. De acordo com Loh Seow Yuen, uma das fundadoras, a plataforma ajudará a “optimizar” a mão-de-obra em Macau. O alvo principal do novo projecto são as mulheres, adiantou

 

Catarina Pereira

 

A primeira plataforma online de trabalho flexível em Macau – que resulta de uma parceria entre a Wynn Care, a Associação Geral das Mulheres de Macau e a Hello Jobs – foi ontem lançada oficialmente. “A longo prazo, creio que a plataforma vai realmente maximizar e optimizar a mão-de-obra”, disse a directora da Hello Jobs, Loh Seow Yuen, ao Jornal TRIBUNA DE MACAU.

Qualquer empresa que tenha part-times, trabalhos a tempo inteiro ou freelancer pode agora registar-se online no website “WeCare-Happy-Jobs” e começar a fazer contactos. “Haverá uma exposição dupla: por um lado, as ofertas, e, por outro, quem pretende candidatar-se”, explicou.

Questionada sobre qual a expectativa para o número de pessoas a aderir à plataforma, Loh Seow Yuen não quis arriscar. “Segundo a Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos, há actualmente 19.600 pessoas a trabalhar menos de 35 horas semanais. Tendo estes números por base, só posso dizer que esperamos uma resposta bastante positiva ao site”, prosseguiu.

Na sua perspectiva, “Macau é muito exigente em termos de recursos humanos, mas há muita gente que não consegue ter acesso a empregos por motivos pessoais”. E são as mulheres o principal alvo do projecto? “Sim, definitivamente são as mulheres”, respondeu.

“Hoje em dia, uma mulher tem muitos papéis na sociedade: no trabalho é gestora, em casa é mãe, esposa, filha. Muitas vezes, porque deram à luz, porque precisam de cuidar dos filhos ou têm pessoas doentes em casa não conseguem estar a trabalhar. São coisas que não conseguem controlar. A plataforma oferece uma oportunidade de alcançar mais empregos que se encaixam nas suas vidas. Acho que trará muita confiança a este grupo de trabalhadores”, observou Loh Seow Yuen.

Na cerimónia de lançamento estiveram presentes mais de 200 pessoas. A vice-presidente e directora executiva da Wynn Macau disse esperar que o projecto “tenha uma influência positiva na comunidade”. “Esperamos criar parcerias mutuamente benéficas para garantir um desenvolvimento sustentável que apoie a comunidade, a economia, os negócios, a família e as pessoas de Macau, contribuindo para uma sociedade mais harmoniosa e solidária”, afirmou durante o seu discurso.

Por outro lado, a presidente da Associação Geral das Mulheres de Macau, Lam Yuen Mui, considerou que o projecto responde às necessidades das mulheres no que respeita ao desenvolvimento da carreira. Os recursos do “WeCare-Happy-Jobs” oferecem um serviço de pesquisa e formação “mais abrangente e diversificado”, que, além de permitir alcançar objectivos de carreira, permite também “obter valor social”, apontou.

O novo projecto contém “inúmeras ofertas de emprego flexível, mas também informações abrangentes” sobre este tipo de trabalho no território. O website encontra-se disponível apenas em língua chinesa.

Após a cerimónia, que decorreu ontem no Wynn Palace, o Centro de Psicoterapia da Associação Geral das Mulheres de Macau realizou um seminário intitulado “Trabalhos felizes, vida feliz” sobre saúde mental no local de trabalho.

 

Copyright@澳門論壇日報 JTM